Pequenas mudanças de hábito, devem acontecer em sua vida e podem trazer grandes benefícios para sua saúde também. Se você não sabe por onde começar a ter uma vida mais saudável, sugerimos 3 atitudes que irão fazer um bem enorme à sua saúde física e mental. Aí vai a dica: aveia, caminhada e castanha-do-pará.
aveia:
Aveia (Getty Images)
2 colheres de sopa ao dia, já são suficientes para se obter benefícios, baixa do colesterol ruim, ajuda no funcionamento do intestino, possui vários minerais, vitaminas, reforça o sistema imunológico e ainda combate a depressão.
caminhada:
Caminhada
segundo especialistas, basta caminhar 20 min, 4x por semana, mas lembre-se: é importante manter o ritmo, ou seja, caminhar sem parar. Está comprovado que caminhar reduz pressão arterial, melhora a circulação, ótima para pernas, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose e ainda ajuda no emagrecimento.
castanha-do-Pará:
Castanha-do-Pará (Saúde Abril)
basta 1 unidade por dia para aproveitar seus benefícios, rica em selênio, combate radicais livres, fortalece o sistema imunológico e o coração, regula a tireóide, além de combater alguns tipos de câncer, protege os neurônios, além de possuir vitaminas e minerais.
São três atitudes simples, que podem fazer a grande diferença em sua vida.
Chegou o verão e é pra lá de compreensível que queiramos sair por aí exibindo um belo bronzeado. Mas como fazer isto se torrar ao sol está proibido para a saúde e a beleza da pele? O bronzeamento artificial está fora de questão! Também não estamos falando de loçõesautobronzeadoras. A solução é mais simples do que você imagina e envolve delícias que agradam ao paladar enquanto ajudam a pegar um bronze! Veja aqui como ganhar um bronzeado lindo!
Proteção solar sempre!
Lembre-se que o sol na medida certa pode ser um grande aliado da saúde (a vitamina D que o diga!), sendo importante até no tratamento da depressão. Mas com exageros, sem proteção e nos horários errados é um vilão daqueles bem temidos. O sol é um dos maiores responsáveis pelos casos de câncer de pele que, segundo estimativa do Ministério da Saúde, deve afetar 182 mil novas pessoas no Brasil em 2014.
Por isto, escolha um protetor solaradequado às suas necessidades e evite se expor das 10 h às 16 h (horário normal) e das 11 h às 17 h (no horário de verão. Ao praticar esportes ao ar livre, invista em óculos de sol, chapéu e uma roupa que proteja fisicamente o corpo, além do filtro solar.
Não tenha pressa e coma bem!
O bronzeado saudável e bonito é conquistado aos poucos, todos os dias, não adianta ter pressa, basta uma exposição de 15 a 30 minutos, no comecinho ou no final do dia, 3 vezes por semana.
Depois de tomar sol, lembre-se que a pele vai precisar ser bem hidratada!
Além disso, adicione à sua dieta normal uma quantidade extra de legumes, frutas e verduras que sejam alaranjados ou verdes bem escuros, além de outros ricos em vitamina C. Esses alimentos ajudam a “pegar uma cor” mais rapidamente, bem como a mantê-la por mais tempo, e a proteger contra os efeitos nocivos do sol! Não se esqueça de ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, até para conseguir um bronzeamento saudável, este líquido precioso é fundamental.
Uma sugestão deliciosa e que ajuda no bronze e na disposição física para praticar esportes é o suco funcional de beterraba, cenoura e laranja! Tome antes de se expor ao sol. Além destes alimentos, invista em receitas com abóbora, brócolis, espinafre, couve, manga e acerola para ter um lindo bronzeado neste verão!
Compartilhe conosco os seus objetivos para o verão 2014, assim prepararemos artigos cada vez mais voltados para as suas necessidades!
O popular aplicativo para troca de mensagens Whatsapp alcançou a marca de 430 milhões de usuários no mundo todo, 30 milhões deles conquistados desde dezembro de 2013, segundo o presidente-executivo e criador do serviço, Jan Koum. O anúncio aconteceu hoje durante uma conferência realizada em Munique, na Alemanha.
Para enfrentar a concorrência de diversos serviços como Line, WeChat e KakaoTalk, Koum disse manter o foco na estratégia de não disponibilizar games, anúncios publicitários ou outros artifícios que possam comprometer a credibilidade da plataforma.
“Queremos nos focar apenas nas mensagens. Se as pessoas querem jogar games, há uma grande quantidade de outros sites, e também grandes companhias desenvolvendo serviços em torno de anúncios”, afirmou Koum, segundo o qual sua cria é rentável. Após o primeiro ano de uso, os usuários que quiserem continuar com acesso precisam pagar uma taxa única de US$ 0,99.
O Whatsapp emprega atualmente 50 pessoas, metade delas focadas exclusivamente na tradução do conteúdo para os idiomas locais. A julgar pela postura de Koum, os empregos delas estão a salvo. No evento de hoje, o executivo disse que não pretende vender a empresa, mesmo se houver propostas de gigantes da internet.
SÃO PAULO, SP, 20 de janeiro (Folhapress) - Assim como já havia ocorrido ontem, banhistas que foram à orla do Rio de Janeiro hoje depararam com o mar pouco convidativo. As areias receberam bom público, mas uma espuma de coloração similar ao marrom cobriu a água em diversos pontos da costa. Hoje é feriado no Rio, em homenagem ao padroeiro da cidade, São Sebastião. Se ontem a espuma se concentrou mais na praia do Leblon, hoje o fenômeno parece ter se expandido para outros pontos da zona sul. Além da vizinha Ipanema, o mar amanheceu coberto de espuma nas praias do Joá e de São Conrado, todas na zona sul. Apesar do aspecto ruim, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) tem garantido que o fenômeno não coloca em risco os banhistas. A espuma, ainda segundo o instituto, seria resultado natural da decomposição de algas e microrganismos, associado ao mar mais agitado - mas não necessariamente um indício de que as praias estejam impróprias para o banho. Para tristeza dos turistas e cariocas, as florações têm sido um fenômeno frequente neste verão. As algas são geralmente da espécie tetraselmis s.p, que conferem o tom acastanhado à água do mar. O fenômeno, ainda de acordo com o Inea, ocorre devido a uma combinação de fatores como alta incidência de raios solares e calor, mar calmo e presença de nutrientes na água.
Tal como acontece com outros órgãos, a pele também é afetada pelo envelhecimento. Contudo, existe uma solução para atrasar o processo de envelhecimento
" 90% das causas que aceleram o envelhecimento, é no ultra violeta. para proteger a pele do sol é muito mais importante que qualquer outra coisa. "
Pelo menos para selecionar um hidratanteque contém FPS 30, para proteger a pele sempre independente. Se você andar sob a luz direta do sol, por isso sempre tentar pintar a cada duas horas protetor solar FPS maior.
Um benefício adicional de uma variedade de hidratação,torna a pele muito mais lisa e bonita,procura hidrata todas as manhãs. Uma vez que é fácil de secar, uma vez que o envelhecimento da pele para reterumidade, tanto quanto possível, é importante se torna. "Ao hidratação regularmente, a pele fica macia, está incluído nos produtos cosméticos e de várias uso diário são menos danificados por produtos químicos.
Hidratante de alta qualidade para suavizar linhas finas e rugas para ajudar, para que a pele é visível jovem a mais completa
Como mencionado acima, as linhas finas e rugas, é provável que seja uma pele seca , porque, hidratante diário será importante. Hidratação da pele é importante, face-lave de forma errada ou não iria deixar secar a pele antes?
A fim de eliminar (maquiagem, protetor solar, sujeira) detritos diária que pode causar o entupimento dos "poros face-lavagem é importante é. simplesmente lavar em água se livrar da sujeira e material do solúvel em gordura e insolúveis em água acumulada na pele Não é suficiente para. No entanto, na limpeza e formação de espuma de sabão, que poderia retirar da pele e para os óleos naturais necessários ao passo que os outros irão prejudicar bastante neste. neutro e livre de fragrância, no caso de a pele seca / sensível pele não estimula que você escolher (o que é chamado de sabonete sintético) sabão. deve incluir os ácidos graxos essenciais -lo. você pode querer experimentar um limpador facial ligá-lo 1-2 vezes por dia, imediatamente após hidratante A velocidade de reprodução das células da pele será mais lento à medida que aumenta a idade, mas é possível para acelerar a regeneração das células da pele Esfoliante por (queratina care), a pele ficar jovem, brilhante. E "Por favor, tome cuidado para escolher o esfoliante use o que o médico aconselhou.
abrasivo grosseira tem um efeito negativo na pele danos nas células da pele, que é o envelhecimento. Essa pele se torne mais sensível e torná-lo mais fácil de secar mais ". Se você quiser um esfoliante que sinto, essas partículas em volta micro tamanho que não danificar as células da pele estão incluídas Vamos escolher o melhor do arquivo. É "remover as células mortas da pele, para eliminar o entupimento dos poros, limpadores de 2-5% de peróxido de benzoíla ou de 0,5 a 2 por cento de ácido salicílico está incluído em geral eficaz" e de acordo com o o seu médico.
Carnaval, a o doce e velho carnaval que é responsável por 89% do fim dos relacionamentos ou seja ele é um fuzilador de relacionamentos. Pois junto com ele vem: Pegação, festa, amigos. Mas enfim, nesse período começam as duvidas: Sera que aquele filho duma mãe vai me deixar no carnaval? Sera que ele vai preferir ir a festa e me deixar? EU MATO... Bom meninas, quando a tensão chega é hora de tomar uma atitude, nessas horas a melhor coisa é uma boa e longa conversa com seu parceiro, sentem, relaxem e pensem bem no que vocês iram fazer (Caso algo saia de controle acorrente ele e segure até o carnaval terminar). Escolhi algumas dicas para ajudar vocês a curtir o carnaval, sem ferir seu relacionamento, e são elas:
- Evite ir a lugares muito badalados com seu parceiro. (Ir a lugares de solteiros e festeiros, podem atrair brigas e todo mundo sabe que brigar no carnaval é a pior coisa do mundo.) - Entre em um acordo com seu amor. (Nessas horas o melhor é conversar e decidir, vamos fazer o que?. Ficar juntos ou cada um para seu canto curtindo.) - Alem de tudo, sozinho ou acompanhado, use camisinha.
Mas acima de tudo lembre-se Você ai que esta namorando, quer mesmo trocar alguém que cuida de você por quatro dias de festa? Na minha opinião não vale a pena trocar um amor por festa.
Hoje vamos falar de cuidados para homens com + de 40. Os rapazes da nossa geração, não tinham por habito passar hidratante no rosto e corpo, se depilar ou fazer as sobrancelhas. Bastava um bom corte de cabelo, barba feita e um perfume ( Pólo e Azzaro eram moda). O pós barba ou after shave, também eram usados, como um complemento do barbear. Eram a base de álcool, no intuito de desinfetar os possíveis cortes feito pela lamina do barbeador. Sempre escutei que a sensação não era nada agradável, ardia muito, e em alguns casos queimava a pele. Atualmente, temos varias opções de after shave, ele é necessário, mesmo a pele masculina sendo mais espessa, ela não esta livre do envelhecimento. Só como curiosidade, o after shave, foi criado no Império Romano, inspirado em colônias, muito populares na época. O after shave, pode conter um anti-séptico (álcool desnaturado ou estearato de citrato), para que não ocorram infecções nos cortes, também são usados mentol, para acalmar a pele. Vamos as dicas:
Observe seu tipo de pele:
Oleosa, prefira gel, deixa a pele sequinha e hidratada. Ótimo para dias quentes.
Sensível, prefira balsamo, ele acalma a pele trazendo uma sensação de alivio.
Loção e refrescante, mas prefira as sem álcool.
Algumas marcas e o que garantem:
Clarins Men Loção Pós-Barba After Shave Soother
É um fluido não oleoso, sem álcool que acalma rapidamente a pele. Sua fórmula energizante à base de extratos botânicos, é enriquecida com karité, abacate e marula, conhecidos por suas propriedades protetoras, regenerantes e hidratantes.
Nívea Men After Shave Fluído Cool Kick
A fórmula com Extratos de Menta, ISO Magnesium, Vitamina E e Pro-Vitamina B5 refresca imediatamente o rosto. Protege contra inflamações e ajuda no processo de regeneração da pele após o barbear.
Avon Musk Marine After Shave Conditioner
Musk marine é um gel, com formula calmante, perfume de hortelã e tangerina o que lhe confere um aroma fresco, além de gengibre (revigorante) e musk masculino. Com ação emoliente, hidrata e alivia a irritação causada pelo barbear. Rápida absorção.
Neutrogena Men Razor Defense® Loção After Shave
Razor defense® Loção é clinicamente comprovada para acalmar a irritação de barbear e curar a pele seca, recém-raspada. Sua fórmula multi-vitamínica contém um condicionador exclusivo para ajudar a prevenir a irritação. Ele suaviza a pele e faz a barba mais macia. Sua fórmula é Oïl-free.
Calvin Klein Loção Pós-Barba Encounter
Encounter Calvin Klein é uma mistura viciante de temperos, conhaque quente e madeiras sensuais. Um contraste entre frescor e calor, que dá uma nova expressão a fragrância masculina.
Biotherm Homme After Shave Actif Apaisant Réparateur
Acalma imediatamente a sensação de ardor, combatendo o ressecamento da pele. Reduz a vermelhidão do pós barbear, reforçando a barreira protetora da pele, dia após dia. A pele torna-se macia e suave e instantaneamente acalmada. Indicado para peles sensíveis. Possui em sua fórmula: agentes hidratantes (glicerina e glicol propilênico), ceramidas e extrato puro de Plâncton Termal.
1 - Evite refrigerantes e atenção aos sucos prontos. O consumo de refrigerantes normais está relacionado a diabetes e obesidade, enquanto o de não adoçados (como light, diet e zero) causa piora do funcionamento dos rins. Já a frutose proveniente das frutas e que adoça os sucos prontos, quando consumida em excesso pode provocar aumento da pressão arterial.
2 - Distribua melhor as refeições ao longo do dia. Tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições (principalmente à noite). Além disso, evite que o corpo entre na chamada "reserva de energia", que é quando o organismo entende que, pelo jejum prolongado, precisa armazenar calorias, dificultando a perda de peso.
3 - Aumente o consumo de líquido ao longo do dia, preferencialmente água. A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento, assim como a atividade das células corporais e o funcionamento do intestino. Não espere a sede. Se ela chegar, é sinal de que o corpo já está desidratado.
4 - Prefira alimentos integrais em substituição aos carboidratos refinados. Os integrais levam mais tempo para serem digeridos, promovendo maior tempo de saciedade e melhor funcionamento do intestino.
5 - Não consuma alimentos muito calóricos no jantar, isso pode prejudicar o sono. Além disso, como o metabolismo fica mais lento à noite, o gasto de calorias nesse período será menor, podendo gerar ganho de peso.
6 - Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para promover condicionamento, aumentar a longevidade e diminuir o estresse. Para quem tem mais de 35 anos, exercícios físicos ajudam a manter a massa muscular. A prática é importante porque parte do metabolismo depende da massa muscular.
7 - Só consuma medicamentos sob orientação médica. Sem o acompanhamento profissional, as pessoas tendem a tomar medicação em excesso ou a deixar de tomar medicamentos que realmente precisam.
8 - Durma bem. Para um sono mais tranquilo, evite: refeições pesadas à noite, cafeína depois das 17 horas e exercícios físicos extenuantes no período noturno.
9 - Tenha um hobbie ou faça atividades de que goste bastante, saindo da rotina. É uma ótima maneira de escapar do círculo de pensamentos preocupantes e de manter a motivação.
10 - Procure informação e ajuda para parar de fumar ou de consumir álcool em excesso. O cigarro é fator de risco para inúmeras doenças e sobrecarrega muito o aparelho pulmonar e o sistema circulatório. Já o álcool, além de trazer problemas comportamentais, é bastante nocivo ao fígado e ao pâncreas, que são fundamentais para o nosso metabolismo.
Fuja da Copa: as rotas e opções mais econômicas para viajar em 2014
Fluxo de turistas no Brasil vai encarecer voos e hospedagens no ano do Mundial; conheça os destinos e períodos alternativos para fazer a viagem caber no orçamento
Taís Laporta- iG São Paulo| - Atualizada às
A Copa do Mundo deve encarecer o turismo em 2014. Espera-se que os 600 mil estrangeiros que o Brasil vai receber – além dos cerca de três milhões de brasileiros que circularão pelas 12 cidades-sede –, pressionem a demanda por hospedagens e voos, elevando preços não apenas durante o evento, mas também antes e depois dos jogos. Isso não significa, contudo, que sua viagem custará uma fortuna.
Getty Images
Curaçao, no Caribe: destino tem baixa temporada em junho, mês do Mundial
É possível garimpar destinos mais econômicos fora da rota do Mundial, e encontrar datas com menor demanda por hotéis e passagens, contanto que a pesquisa seja feita, no mínimo, três meses antes, recomendam especialistas. As disparidades de preços para viajar durante a Copa serão gritantes em alguns casos, como apontou um levantamento do site de comparação de preço de passagens e hotéis Skyscanner.
A diferença pode chegar a 578% nos trechos nacionais, de acordo com a simulação realizada em dezembro. O brasileiro pagará R$ 1.649 – ou 415% mais caro que os belgas e 32% mais que os argentinos – para assistir aos jogos da seleção em São Paulo (12/06), Fortaleza (dia 17/06) e Brasília (23/06).
A malha aérea nacional será ampliada em 1.973 voos para atender à demanda por voos durante o evento, segundo anunciou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na tarde desta quinta-feira (16). Para evitar cobranças abusivas, a companhia aérea Azul anunciou na última semana que vai limitar os preços das passagens a R$ 999 durante a Copa. Na terça-feira, a Avianca seguiu os passos da concorrente com a mesma estratégia.
Pelas contas do Ministério do Turismo, a intenção de viagem do brasileiro para o início deste ano é recorde: 37% dos consultados em dezembro nas sete maiores capitais pretendem viajar nos próximos seis meses no Brasil e exterior. O número cresceu mais entre a baixa e alta renda: 17,9% dos que ganham até R$ 2,1 mil pretendem viajar neste semestre, contra 8,8% no ano anterior. Já 61,4% dos que têm renda acima de R$ 9,6 mil planejam fazer o mesmo, contra 53,3% em 2012.
Veja os destinos mais recomendados para gastar menos com sua viagem em 2014:
CIDADES DA AMÉRICA DO SUL: Argentina, Chile, Uruguai e outros países sul americanos estão na lista dos destinos com boas oportunidades para 2014. Foto: Getty Images
1/7
O interesse dos estrangeiros atraídos pela Copa, por sua vez, não estará restrito às capitais que sediam os jogos, afirma a diretora da agência de turismo Stella Barros, Carla Calil. Foz do Iguaçu (PR), Pantanal, Fernando de Noronha (PE) e cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, têm sido roteiros bem procuradas pelos turistas de fora do País, conta a executiva.
Para o presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Marco Ferraz, estes destinos terão preços mais atrativos em relação às cidades-sede, e vão preparar uma estrutura própria para acompanhar o Mundial, movidos pela alta procura dos estrangeiros. “Já quem prefere fugir da Copa pode encontrar boas opções em cidades do Nordeste como Maceió e boa parte do litoral da Bahia, além de municípios da Serra Gaúcha, no Sul do País”, aponta.
A nova baixa temporada
Estima-se que os altos preços vão se estender antes e depois dos jogos – que acontecem entre 13 de junho e 12 de julho –, já que muitos estrangeiros devem aproveitar para conhecer outros destinos brasileiros. As férias de julho, período de alta temporada no Brasil, serão antecipadas pela mudança do calendário escolar este ano, alterando as datas de viagens do brasileiro.
Com isso, os períodos mais indicados para viajar no ano sofrem uma pequena alteração. A baixa temporada brasileira em 2014 deve ocorrer entre a semana seguinte ao Carnaval e a primeira semana de junho, e entre o fim de julho e novembro. Mas os preços só serão vantajosos para quem fizer reservas com antecedência, lembra o presidente da Braztoa. “Este ano haverá também uma ‘mini’ baixa temporada em fevereiro, já que o Carnaval será tardio”, acrescenta.
Um levantamento feito com exclusividade aoiG pelo comparador de preços de hotéis Trivago, em 7 de janeiro, mostrou que o preço médio das diárias em 18 capitais brasileiras, incluindo as cidades-sede, estava mais em conta a partir de agosto, em relação a todos os meses do primeiro semestre. Setembro foi o mês mais barato para se hospedar em todas as cidades. Algumas delas, como Salvador e Curitiba (cidades-sede), ofereciam diárias mais caras entre o Carnaval e maio do que durante a Copa.
O custo de uma diária em hotel padrão para duas pessoas em Manaus, capital que também sedia o Mundial, era de R$ 540 em março, R$ 436 em junho e R$ 290 em agosto. A diminuição neste mês é de 33% em relação à época dos jogos. Junho e julho foram os meses mais caros do ano para quem fizesse as reservas no dia pesquisado. Os valores variam conforme o dia da pesquisa, de acordo com o serviço.
De acordo com Carla, da Stella Barros, o segundo semestre, principalmente entre fim de julho e início de outubro, será período de promoções. “Haverá oportunidades de viajar pelo Brasil com descontos de até 50%, desde que se feche os pacotes com vários meses de antecedência”, afirma.
Confira alguns dos destinos alternativos mais procurados por estrangeiros na Copa:
Fernando de Noronha: ilha repleta de riquezas naturais será uma das principais escolhas dos visitantes de fora do País
Cidades históricas de Minas Gerais: municípios como Ouro Preto estão entre os destinos brasileiros mais conhecidos no exterior por seu patrimônio
Foz do Iguaçu (PR): na divisa com Paraguai e Argentina, cidade das cataratas é uma das opções mais procuradas por estrangeiros no Mundial, fora as cidades-sede
Fortaleza: relativamente próxima à cidade-sede de Natal (RN), capital cearense é apontada como um dos destinos prediletos de estrangeiros no Brasil
Pantanal: rico em biodiversidade, território vai atrair turistas de outros países durante a Copa
Fonte: consultores
Viagens internacionais ficarão mais caras?
Quem pretende sair do Brasil este ano deve ficar atento aos preços internacionais. “Os voos que partem do Brasil com destino a outros países não têm relação com a malha aérea (de voos domésticos) que será operada durante a Copa do Mundo, o que não justifica aumentos no valor de passagens”, informou ao iG a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).
Contudo, uma pesquisa de passagens internacionais no site Trip Advisor, em 7 de janeiro, mostrou que os preços para outros países estão mais salgados no mês do Mundial, considerando voos que saem nas terças-feiras. Um bilhete de ida e volta de São Paulo para Londres tem o melhor preço de R$ 3.086 entre 10 e 17 de junho, cai para R$ 2.608 entre 6 e 13 de maio e sai por R$ 2.881 entre 5 e 19 de agosto – alta temporada do verão europeu.
Também de São Paulo para Miami os voos ficam mais caros em junho: a passagem mais econômica entre 3 e 10 deste mês sai por R$ 3.203 pela pesquisa no site, enquanto em maio (de 6 a 13) ela custa dois terços do valor: R$ 2.011. No verão americano, em agosto (de 5 a 19), o bilhete mais barato sai por R$ 2.451.
Werner Zotz / Flickr
Praia da Cacimba do Padre, Fernando de Noronha: um das escolhas de estrangeiros
Segundo Ferraz, as companhias aéreas têm subido os preços desde o fim de 2013 para sentir qual será a demanda dos brasileiros no exterior no período. “Não havendo procura suficiente, os preços podem cair”, afirma. O executivo acredita que janeiro e fevereiro são bons meses para pesquisar destinos internacionais para o resto do ano.
Miami, Orlando, Nova York, Caribe, Califórnia, Galápagos e os vizinhos Argentina, Uruguai, Chile e Peru são alguns dos destinos que devem oferecer melhores oportunidades em 2014 para quem pretende sair do Brasil, acredita Ferraz. A região do Caribe, como Punta Cana e Curaçao, que tem baixa temporada em junho, também deve ter melhores preços, aponta.
Carla, da Stella Barros, conta que a agência vai aproveitar o fluxo contrário de turistas – estrangeiros chegando e brasileiros saindo – para oferecer pacotes promocionais em países da América do Sul, como Chile e Argentina. “Os preços no exterior não ficarão acima do usual por conta da Copa”, acredita.
A executiva conta que a procura para o exterior no meio do ano já é alta, uma vez que muitos brasileiros têm planos de sair do Brasil durante os jogos.
As operadores de turismo têm negociado para aproveitar pernas vazias (jargão do setor aéreo para designar cada trecho de viagem) de voos fechados com destino ao Brasil – como México, que deve ter 43 voos extra para cá – para levar brasileiros a preços promocionais no percurso de volta. “Quem quiser esperar pode fazer bom negócio. Estes preços devem ser definidos já em fevereiro e ofertados pelas agências”, afirma o presidente da Brazstoa.
Como reduzir os gastos na viagem
O turista que programar sua viagem com mais de três meses de antecedência poderá economizar até 50%, sugere o educador financeiro e autor do best seller "Terapia Financeira", Reinaldo Domingos.
Para Domingos, a compra parcelada da passagem e da hospedagem alguns meses antes garante uma viagem mais tranquila.
“Mesmo com tudo já pago, incluindo traslado e outros serviços, é preciso lembrar de reservar entre 40% e 50% do dinheiro para consumir durante a viagem com alimentação, compras e lazer”, diz.
Comprar dólares ou outras moedas muito antes da viagem não é um negócio vantajoso, na opinião do especialista. “Recomendo guardar o dinheiro em uma aplicação como CDB ou a caderneta de poupança, pois ele renderá, e isso protege o turista de perder dinheiro com uma possível queda do câmbio”, afirma.
Fazer a compra fracionada de moeda estrangeira é outra forma de se proteger das oscilações do câmbio. Deve-se também levar em conta que os cartões de débito, pré-pagos e outras formas de pagamento passaram a cobrar 6,38% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Levar moeda em espécie ou fazer o câmbio no exterior são opções para pagar menos imposto.
DICAS PARA ECONOMIZAR NA VIAGEM
1– Reserve a passagem e hotel com, no mínimo, três meses de antecedência, e parcele o pagamento antes da viagem
2– Prefira destinos menos procurados dentro do Brasil, longe da rota das cidades-sede (ex: cidades do interior, Serra Gaúcha, litoral)
3– Aproveite promoções de pacotes para destinos internacionais
4– Agências de turismo devem oferecer “pernas” promocionais de voos extra do exterior que virão ao Brasil. Fique de olho nas ofertas e compare-as com os preços convencionais
5– Após o Carnaval até o início de junho, e do fim de julho e novembro, os preços das passagens e hospedagem devem estar mais baratos
6– Fique atento ao IOF de 6,38% cobrado sobre as operações com cartões de débito, pré-pagos e crédito em moeda estrangeira
7– A compra fracionada de dólares ou outra moeda estrangeira é uma forma de se proteger de fortes oscilações do câmbio
8 – Troque hotéis pelo aluguel de apartamentos, que pode ser dividido com mais pessoas e sair mais em conta em alguns destinos
9 – Antecipe ou postergue a viagem em um dia se houver promoções de passagens nestas datas