quarta-feira, 9 de outubro de 2013

"Saúde da Mulher"


Caminhar uma hora por dia reduz o risco de câncer de mama, diz estudo

Outubro é o mês internacional de combate ao câncer de mama, e a prevenção é uma necessidade diária, com os autoexames periódicos e outras práticas saudáveis no cotidiano. De acordo com um novo estudo, os exercícios podem ser aliados poderosos nessa luta: caminhar uma hora por dia poderia reduzir a chance em até 14% após os 50 anos, período de maior risco.
Os 60 minutos não precisam ser em ritmo acelerado, basta um exercício de leve a moderado para conseguir os benefícios, embora as atividades mais vigorosas dobrem a proteção contra o problema, reduzindo as chances de desenvolver a doença em um quarto. De acordo com os pesquisadores, essa diminuição seria por conta da gordura corporal, que produz hormônios que estimulam a formação do câncer.
Cientistas da American Center Society estudaram 73.615 mulheres na menopausa, com 4.760 que foram diagnosticadas com câncer de mama num acompanhamento de 17 anos. Entre todas as participantes, 47% disseram que sua única atividade física era a caminhada, e elas tiveram 14% menos risco de desenvolver o mal em comparação com aquelas que caminhavam apenas três horas ou menos na semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário