Secom - Maceió
Carreta da Saúde da Mulher no Trapiche
Aline Luana de Freitas tem 22 anos e realizou na tarde desta quarta-feira (15), o primeiro exame de mamografia, seguido pelas ultrassonografias da mama e endovaginal. A oportunidade, segundo a estudante, só foi possível após a chegada da “Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, unidade móvel de saúde feminina trazida pela Prefeitura de Maceió. “Estou contente e satisfeita com o resultado. Há tempos estava adiando esses exames pelo fato de serem caros nas clínicas particulares e pela espera nas unidades do SUS – Sistema Único de Saúde. Com essa iniciativa da Prefeitura pude realizar os exames, é bom saber que mais mulheres terão a oportunidade de assim como eu serem beneficiadas pelos serviços”, disse ela.
A satisfação de Aline foi compartilhada pela irmã, Adriana Letícia de Freitas, que também buscou os serviços da unidade. “Moro aqui no Trapiche e fiquei sabendo da carreta pela TV. Confesso que até fiquei um pouco insegura por se tratar de serviço itinerante, mas fiquei surpresa com o profissionalismo e organização das pessoas que estão trabalhando na carreta da mulher. Hoje eu fiz dois exames importantes, que, inclusive, já tinham sido até solicitados pelo médico que me acompanha, mas como pesquisei o custo numa clínica e vi que se aproximava de RS 180, 00, adiei um pouco e fiz bem! Consegui realizá-los gratuitamente nas proximidades da minha casa, fui bem atendida e tudo isso em pouco tempo. O serviço está de parabéns”, disse a paciente.
Os relatos acima são de duas das pacientes que estiveram nessa quarta-feira no primeiro dia de expediente da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que ficará até o final deste mês na Praça Pingo D’Água, no Trapiche da Barra, realizando atendimentos para as pacientes da região do 2º Distrito Sanitário, que abrange oito Unidades de Saúde e o PAM Dique Estrada. A carreta ficará em Maceió durante três anos. Nesse período, todos os distritos sanitários serão visitados, auxiliando no atendimento das unidades de saúde.
Em Maceió, a carreta será fundamental para, entre outras coisas, auxiliar na redução das longas filas para realização de exames nas unidades de saúde. O equipamento, que deve custar aproximadamente RS 3 milhões para os cofres da Prefeitura de Maceió, já vem sendo utilizado e apresentando resultados excelentes em algumas cidades do Brasil. No Tocantins, desde que começaram a circular, em maio do ano passado, as carretas já realizaram 25.504 atendimentos, sendo 8.864 ultrassonografias, 8.901 mamografias e 7.739 exames preventivos. Já em Brasília, que é pioneiro na utilização do equipamento, desde 2012 foram realizados mais de 100 mil exames.
Segundo o prefeito Rui Palmeira, a carreta será um equipamento indispensável para o acompanhamento da saúde da maceioense. “Há uma demanda muito grande e uma oferta muito pequena desses serviços. Com a Unidade Móvel, nós esperamos diminuir essa distorção prestando um grande serviço à saúde da mulher maceioense. Nosso intuito é aumentar a oferta de exames para que, se algo for detectado, a paciente seja encaminhada imediatamente para o tratamento adequado. Quanto mais cedo uma doença for detectada, maior será a chance de cura”, disse ele.
Carreta da MulherAs mulheres interessadas pelos serviços da “Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, devem se dirigir até à unidade de saúde mais próxima de suas residências em busca de um encaminhamento emitido pelo médico responsável. Só serão atendidas as mulheres em posse desse encaminhamento que, segundo os técnicos da saúde, é imprescindível para identificação e acompanhamento das pacientes. “No caso de resultados negativo é indispensável que essas mulheres tenham acompanhamento médico, por isso não é permitido o atendimento sem o encaminhamento”, reforçou a técnica Mariana Esteves.
Os resultados dos exames são entregues de imediato no caso de ultrasonografias, já para as mamografias, os resultados são encaminhados para as unidades de saúde correspondentes às pacientes, entre três e cinco dias úteis. A estrutura da carreta compreende 25m de comprimento, 4,30m de altura e tem capacidade para realizar diariamente 100 exames, sendo 50 de mamografia e a outra metade de ultrassonografia (da mama e endovaginal).
por Secom - Maceió
Nenhum comentário:
Postar um comentário