IR 2014: conheça as restrições para declarar por tablets e smartphones
A possibilidade de 90% dos contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda 2014 (ano base 2013) por meio de tablets e smartphones é uma das grandes novidades anunciadas pela Receita este ano.
O Fisco ampliou as funcionalidades do programa gerador para o aplicativo m-IRPF, lançado em 2013 – e que poderá ser baixado a partir do dia 6 de março – início do período de entrega das declarações, que termina em 30 de abril.
A principal vantagem de declarar por dispositivos móveis, em detrimento do computador convencional, é a possibilidade de utilizar o mesmo aplicativo para preencher, salvar, recuperar e transmitir as informações – o que agiliza o processo.

Aplicativo permitirá preencher e enviar a declaração sem baixar programa adicional
No programa convencional, o contribuinte precisa baixar um outro dispositivo para poder enviar a declaração ao Fisco.
Também será possível salvar um rascunho da declaração para continuar o processo em outro momento. O aplicativo permitirá acessar o programa de qualquer outro dispositivo móvel, graças à técnologia de nuvem – que armazenará as informações no Serviço Federal de Processamento de Dados Serviço (Serpro).
Contudo, algumas restrições ainda impedirão que parte dos contribuintes tenha acesso a este recurso. Uma delas será para quem efetuou doações em 2013, de acordo com o CEO do site DeclareFacil, Vicente Sevilha Junior.
"Declarantes que receberam indenizações judiciais e precisam utilizar o módulo Rendimentos Recebidos Acumuladamente RRA também ficarão impedidos de usar o recurso móvel", explica o especialista.
Quem recebeu rendimentos de outros países ou que estejam com exibilidade suspensa devido a decisão judicial – como no caso de algum juiz ter concedido liminar proibindo a cobrança do imposto pela Receita – terá como única opção o programa convencional para notebooks e desktops.
Contribuintes que precisem usar programas auxiliares da Receita para declarar o IR e desejam importar dados da declaração anterior, de mesma forma, não poderão usar o m-IRPF em algumas situações.
Segundo Sevilha Junior, são eles os declarantes que exerçam alguma atividade rural, que tenham vendido bens como imóveis e precisem apurar o ganho de capital (lucro) ou que tenham ganhos em moeda estrangeira.
Também estão nesse grupo profissionais liberais e autônomos que preencham livro caixa e recolham o carnê leão.
Mais jovens preferem declarar por dispositivos móveis
No ano passado, a Receita recebeu cerca de 5 mil declarações do IR 2013 (ano base 2012) enviadas por meio de tablets e smartphones. A média de idade dos usuários foi de 33 anos. Já a dos contribuintes que declararam por computadores fixos ou notebooks foi de 47.
Em 2014, a expectativa é de que o número de declarações feitas pelo aplicativo dispare em relação ao ano anterior, devido a novas funcionalidades que reduziram as restrições.
Confira a lista dos contribuintes que não poderão declarar por dispositivos móveis:
1. Quem efetuou doações em 2013 2. Quem recebeu indenizações na justiça e precisam utilizar o módulo de Rendimentos Recebidos Acumuladamente RRA 3. Quem recebeu rendimentos do exterior 4. Quem recebeu rendimentos que estejam com exibilidade suspensa (impedimento de cobrar o imposto) por decisão judicial 5. Quem precisa utilizar programas auxiliares para entregar a declaração do IR, nas situações abaixo: - Que exerçam atividade rural (programa de Atividade Rural) - Que tenham vendido bens em 2013 e precisem apurar o ganho de capital (Programa de Ganho de Capital GCAP) - Que tenham ganhos em moeda estrangeiras (Programa de Ganho de Capital em Moeda Estrangeira) - Profissionais liberais e autônomos que preencham o livro caixa e recolham carnê-leão (Programa Livro Caixa) |
recomendadas para você
fechar ×Novo livro de Chris Colfer mostra um olhar diferente em relação ao colégio
"O Diário de Carson Phillips" conta a história de um estudante ambicioso que sonha em sair de sua cidade e se tornar um jornalista famoso. Apesar do protagonista reclamão, história aborda assuntos importantes, geralmente deixados de lado pela literatura infantojuvenilSasha janta com o pai em restaurante carioca
Filha de Xuxa e Luciano Szafir curtem momento pai e filha"Em Família": Gravações de última hora podem prejudicar carnaval do elenco
A novela teve três capítulos suprimidos das primeiras fases e, com isso, perdeu capítulos de frenteMorre Steve Forrest, protagonista da série "S.W.A.T"
Ator de 87 anos morreu em 18 de maio; ele fez sucesso na TV norte-americana nos anos 1970Na possível despedida, Hernane marca e ajuda Flamengo a vencer o Emelec
Com a vitória no Maracanã, time carioca se recupera de derrota na estreia e conquista os três primeiros pontos na Libertadores
notícias relacionadas
fechar ×Receita libera o programa do Imposto de Renda 2014; saiba como baixar
Nesta quarta-feira já é possível obter a ferramenta e conhecer as novas funcionalidades. Entrega começa no dia 6 de marçoArrecadação federal deve crescer 3% em 2014, diz Receita
Só em janeiro, o recolhimento alcançou um resultado recorde para todos os meses, com R$ 123,667 bilhões
Nenhum comentário:
Postar um comentário