sábado, 30 de novembro de 2013

Ví notícias (#0080)

 
Secretaria Municipal de Saúde organiza ações alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS 2013
 
 
A programação começou no período da manhã com blitz educativas nos pontos de entrada e saída de Paraíso
Postada em: 29/11/2013 ás 17:58:54Atualizada: 30/11/2013 ás 01:56:42Link:
Publicidades Surgiu-22
Durante todo o dia 29 de novembro, sexta-feira, a Prefeitura de Paraíso, por meio da SEMUS – Secretaria Municipal de Saúde está organizando ações educativas, em diversos pontos da cidade, alusivas ao “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS 2013”, que é comemorado no dia 1º de Dezembro.

A programação começou no período da manhã com blitz educativas nos pontos de entrada e saída de Paraíso contando com equipes de funcionários da SEMUS que distribuíram preservativos masculinos e femininos e informativos alertando sobre o perigo da contaminação do vírus HIV. O objetivo da ação é fortalecer a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS e sensibilizar a comunidade local quanto ao uso do preservativo, além de reduzir o preconceito relacionado à DST/AIDS.

O agente da área de endemias da SEMUS, Welligton Gonçalves de Sousa, que participou da blitz ocorrida na saída para Divinópolis, disse a reportagem do Surgiu que boa parte das pessoas param e recebem o material distribuído, outras preferem seguir em frente, mas avalia o saldo da ação como positiva.



Para o Secretário Municipal de saúde Rui Azevedo, a repercussão da ação tem sido muito positiva e explica que Paraíso está na 5ª ou 6ª colocação no estado do Tocantins com índice de soros positivos diagnosticados, o Secretário explica que isso se deve por a cidade está localizada em uma importante área de tráfego, tendo a BR 153 e com isso um grande fluxo de pessoas de fora. “Essa campanha vem para conscientizar tanto as pessoas que transitam pela cidade, quanto os moradores, para o risco de contaminação da doença e as vantagens da prevenção pelo uso da camisinha e do sexo seguro”, esclarece Rui, que ainda alerta que quanto mais cedo esta doença for diagnosticada, maiores são as chances do controle.

O enfermeiro Evangelista Dourado, coordenador do Programa DST/AIDS disse ao Surgiu que a doença tem avançado muito, não apenas no nosso estado, mas no país inteiro, destacando que com a descoberta do coquetel HIV, que não cura, mas controla a carga viral na corrente sanguínea, as pessoas estão se descuidando com o uso do preservativo, por isso se faz sempre necessária estas campanhas para conscientizar as pessoas.



Indagado sobre os procedimentos que as pessoas devem ter para realizarem o exame de HIV, Evangelista diz que, primeiramente deve-se procurar qualquer unidade de saúde e marcar uma consulta com o médico, que por sua vez irá fazer o pedido do exame, este é realizado na Unidade Básica de Saúde SESP, onde é colhida a amostra e encaminhada para o LACEM de Palmas.

Evangelista informa ainda que Paraíso é referência no tratamento da AIDS para outros municípios da região, onde atende no Centro de Atenção Especializada, que conta com uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros e psicólogos em torno de 150 pacientes.


Programação:
Período Matutino, das 7 às 11h
Blitz na Saída para Palmas
Blitz na Saída para Divinópolis
Blitz na Saída Chapada de Areia

Período Vespertino, das 13:30 às 17h
Blitz no Centro – Av. Bernardo Sayão (Semáforo da Câmara Municipal)
Blitz no Centro – Av. Castelo Branco (Semáforo Posto Castelão)
Blitz no Pouso Alegre – Avenida 23 de outubro (Praça do Estudante)
Blitz no Jardim Paulista – Avenida Bernardo Sayão (Em frente ao DNR)10h às 15h
Tenda em frente Caixa Econômica Federal
Tenda em frente ao Banco do Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário