terça-feira, 12 de novembro de 2013

Vi Notícias (#0016)

Campanha Novembro Azul ilumina pontos turísticos de Florianópolis

Iniciativa lembra importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Pontos de Florianópolis são iluminados de azul a partir desta segunda (11).

Do G1 SC*
Comente agora

Ponte Hercílio Luz vai ser iluminada de azul durante o mês de novembro (Foto: Felipe Cordeiro)Ponte Hercílio Luz vai ser iluminada de azul durante o mês de novembro (Foto: Felipe Cordeiro/Divulgação)
Os principais pontos turísticos de Florianópolis vão ser iluminados com a cor azul a partir desta segunda-feira (11). A ação faz parte da campanha Novembro Azul, que incentiva a prevenção do câncer de próstata. De acordo com o urologista Alberto Ambrogini, quando descoberto no início, mais de 90% dos casos têm cura.
Os principais cartões postais da capital catarinense, como as Pontes Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, o lago do elevado Dias Velho e a tradicional figueira, da Praça XV, vão receber a iluminação diferenciada em apoio à campanha. A ação é para que, ao passar por esses locais iluminados com a cor do Novembro Azul, os homens reflitam sobre a necessidade de passar em um posto de saúde e fazer os exames preventivos.
Ambrogini explica que o tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente. Segundo o urologista, a cada seis homens, um vai ter câncer de próstata.

Na família do vigilante Luiz Carlos Oliveira, de 51 anos, a doença deixou perdas irreparáveis. "O meu pai e o meu avô morreram com câncer de próstata e eu não dei muita bola. Se eu tivesse feito o exame aos 40 anos, não precisaria ter feito a cirurgia. O homem tem que ser sério, sem preconceito nenhum. Nós ficamos com aquela brincadeirinha, em função do exame de toque, mas é preciso pensar que é uma doença séria e câncer de próstata mata", disse o vigilante, que passou três meses em tratamento.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Em 2012, foram identificados mais de 60 mil novos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Acesse aqui a cartilha do Ministério da Saúde com informações sobre o câncer de próstata.
Como prevenir
O exame de sangue para dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) deve ser feito por homens com mais de 50 anos e serve de base para acompanhamento e orientação em relação ao câncer de próstata. Quando há alterações, o tratamento é realizado com um especialista.
Além dos exames de toque retal e de sangue para dosagem do PSA, o Ministério da Saúde recomenda uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico. Essas ações contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção desse tipo de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário