sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Coisa de mulher (#0018)

Você sabe porque temos que usar o Protetor Solar e como escolher?

Está chegando o verão e com ele os efeitos danosos da radiação solar sobre a pele. Ajudaremos você a se proteger...




A fotoproteção inclui o filtro solar, mas também o uso de roupas e acessórios, como boné e chapéu, guarda- sóis e óculos de sol.
Os melhores filtros solares protegem tanto para UVB ( radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 290 e 320 nanometros , que pode causar queimaduras solares), e que por ser uma radiação ionizante, poderá interagir de forma danosa ao DNA celular gerando mutações.
Assim o simples uso rotineiro do protetor solar pode atuar na prevenção do câncer de pele, fotoenvelhecimento ( envelhecimento prematuro da pele causando rugas e manchas) e dermatoses pigmentárias, como o melasma.


O filtro também deve oferecer proteção ao UVA ( radiação com comprimento de onda entre 320 e 400 nanometros) , que é o responsável pelo bronzeamento, além de ser o principal causador de danos à pele a longo prazo, como o envelhecimento prematuro da pele.

O filtro solar pode agir por meio de três mecanismos : reflexão, dispersão e absorção.
Os bloqueadores químicos contêm materiais absortivos, como o oxibenzeno, ou bloqueadores fiscos ou minerais, que contêm um material opaco que reflete a luz, como o dióxido de titânio ou óxido de zinco.


Devemos escolher os filtros solares baseando -se nas indicações:


Filtro solar em forma de creme para peles normais a secas
Loção cremosa para peles normais, ou uso em grandes áreas corporais
Géis, usadas para peles oleosas
Aerossol / spray, podem ser usadas para áreas pilosas
Bastões ( sticks) , usadas para proteção dos lábios e nariz


Além da proteção UVB e UVA, é recomendável que os protetores solares ofereçam também proteção à faixa de radiação da luz visível , já que está também tem participação nos processos pigmentares da pele. Para isso, esses filtros devem ser opacos ( em forma de base, tintos ou coloridos) .


Assim, os melhores filtros solares são os que tem elevada proteção UVB ( FPS), UVA ( PPD), radiação infravermelha e para luz visível. Relevante também é a associação dos antioxidantes aos fotoprotetores, pois potencializam a ação contra os radicais livres e auxiliam na redução do processo inflamatório, reduzindo os danos cutâneos causados pelas radiações solares. Recomendável o uso dos fotoprotetores tonalizados, pois além de proporcionarem proteção física por serem opacos, também atuam como maquiagem, cobrindo manchas e imperfeições cutâneas.


Espero que sejam úteis essas informações.... @ verão2014protegido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário