Facebook vai destacar visualização de posts com notícias e artigos
Da Redação *
03/12/2013 - 12h17 - Atualizada em 03/12/2013 - 12h20
A empresa anunciou que vai promover mudanças no news feed de sua versão móvel para exibir de forma diferenciada artigos e notícias
Segundo o FB, artigos "de alta qualidade" vão ganhar tratamento especial. "Notamos que as pessoas estão gostando de ver artigos noticiosos no Facebook e por isso estamos agora prestando mais atenção no que faz um conteúdo ser considerado de grande qualidade e com que frequência esses artigos são clicados no News Feed móvel", escreveu a empresa no seu blog. "Isso quer dizer que voc6e vai passar a ver mais links para artigos com mais frequência, especialmente nos dispositivos móveis".
Segundo o site AllThingsD, o Facebook estaria trabalhando num recurso de "salvar para ler depois" (read-it-later) para sua versão móvel, mas não está claro ainda se esse é um recurso novo independente ou se será a mudança na News Feed que a empresa está anunciando.
Em agosto, o Facebook mexeu em seus algorítimos para empurrar updates mais interessantes de status para o topo da News Feed. Atualmente esse ranking seletivo se aplica a alguns artigos da rede. Na medida em que seus amigos começam a compartilhar ou comentar mais sobre determinada história ela é promovida para o topo da lista de posts e depois voltará ao lugar anterior se você tiver clicado nela para ler.
O Facebook quer provar que pode ser um parceiro valioso para as empresas de mídia - em outubro, os sites de empresas de mídia viram o tráfego direcionado pelo Facebook para suas páginas triplicar se comparado com o mesmo período do ano anterior. Em setembro, a rede social começou uma parceria com empresas de notícias para exibir eventos relacionados a conversas no Facebook em listas de feeds públicos.
O Twitter tem ainda grande vantagem à frente do Facebook quando se trata de distribuir notícias para a massa de forma única, tendo criado recentemente o twitter experimental @eventparrot que envia alertas de notícias para seus seguidores. Segundo pesquisa do Journalism Project do Pew Research Center feita em outubro, a maioria das pessoas pega notícias no Facebook por acaso. A rede social está tentando ganhar relevância nesse campo tornando a descoberta menos casual e mais personalizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário