A Proteste analisou dez marcas de protetores solares, versão spray, e o teste mostrou que todas têm o fator de proteção solar (FPS) bem inferior ao informado no rótulo. A maioria dos produtos com indicação de FPS 30, têm na verdade em torno de 15 ou 20.
O FPS indica a capacidade dos produtos de filtrar os raios solares do tipo UVB, considerados os mais nocivos. O resultado mostrou que as pessoas estão consumindo produtos que não protegem como deveriam.
Dois dos produtos testados ainda apresentaram baixa proteção UVA. Os raios UVA bronzeiam superficialmente, porém contribuem para o envelhecimento precoce. Os raios UVA raramente causam vermelhidão, mas podem colaborar para o surgimento de melanoma maligno e da catarata. Já os raios UVB são os mais prejudiciais, podendo causar queimaduras e até câncer de pele.
Alguns estudos sugerem que os raios UVA e UVB afetariam também o nosso sistema imunológico. Isso torna quase obrigatório o uso do protetor solar por pessoas de todas as idades e tons de pele, em qualquer época do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário